COLABORE

Moradia Primeiro: Um Novo Modelo para Superar a Situação de Rua

Ações da Cáritas Regional Paraná para o Bem Viver

Publicação: 19/12/2024



A Cáritas com sua longa história de dedicação e experiência em projetos sociais, iniciou no ano de 2021, e com extensão até 2024 buscou por objetivo prioritário garantir condições de permanência e autonomia para superação de pessoas em situação de rua.

O programa rompe com o modelo tradicional de atendimento no Brasil, propondo uma alternativa inspirada no conceito internacional de "Housing First" (Moradia Primeiro). O objetivo foi implementar habitações permanentes e acompanhadas, ajudando a superar de forma efetiva a situação de rua e promovendo dignidade e autonomia.

Como objetivo específico, buscamos dentro desta iniciativa ter um modelo que traga inovador da metodologia “Moradia Primeiro” no Brasil, incentivando também para que a gestão pública local de Curitiba adote esta política inclusiva.

Dentro de suas ações, foi disponibilizado uma infraestrutura mobiliada para as pessoas atendidas com acompanhamento especializado reforçando o sentido de superação da vulnerabilidade social.

De acordo com uma publicação recente da Prefeitura de Curitiba, é destacar que, embora Curitiba tenha uma das menores taxas de pobreza entre as capitais brasileiras, com 12,5% da população vivendo abaixo da linha da pobreza em 2022, a questão da população em situação de rua continua sendo um desafio significativo para a cidade ainda em 2024.  

A aplicação do recurso da Emenda Parlamentar permitiu ampliar e manter o projeto ao longo do curso de sua aplicação. Foi possível realizar a contratação dos imóveis bem como todos os gastos de custeio de manutenção das casas, que inclui o pagamento de aluguel, água, luz, gás de cozinha, bem como a contratação da equipe de profissionais que realizam as visitas técnicas e o acompanhamento para permanência no domicílio.
 
Desde seu início, este recurso permitiu a instalação de 5 novas unidades domiciliares. Atualmente o projeto oferece 5 unidades domiciliares, atendendo 3 pessoas solteiras e 2 unidades com casais, somando então 7 pessoas atendidas.
Até o presente momento o principal impacto causado pelo projeto foi a manutenção das pessoas atendidas, moradores adultos e uma bebê que além de não estarem em situação de rua, obtendo domicílio e demais benesses fornecidas pela estrutura de uma casa, também recebem apoio e suporte da equipe técnica contratada que os auxilia em seus desafios cotidianos, tais como acesso à saúde, emprego e renda, alimentação adequada e demais atividades que solicitam para encaminhamento na rede pública de serviços.

Com esta ação a Cáritas reforça a sua missão que é em “testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

Tag