Mais que conseguir uma vaga, é importante permanecer e crescer num bom emprego. Com isso em vista, a Cáritas Paraná realizou, nesta quarta-feira (19), o workshop “Atitudes comportamentais e empregabilidade para haitianos”. O evento aconteceu no Centro Social Santa de Rosa de Lima, em Curitiba, e contou com cerca de 20 participantes.
Além de haitianos, público-alvo do evento, participaram outros refugiados e solicitantes de refúgio, como cubanos e venezuelanos. Eles também foram acolhidos e, portanto, foi realizada uma tradução em tempo real para o espanhol, além da tradução para o crioulo haitiano que já era prevista para a formação.
O evento foi idealizado por dois agentes haitianos da Cáritas Paraná, que perceberam dificuldades enfrentadas aqui no Brasil por pessoas que vêm de seu país, ao buscarem e ao conseguirem emprego. Por isso, a agente Cassandre Pierre fez uma oficina de elaboração de currículos, para conseguirem entrevistas. Já o psicólogo Clefaude Estimable conversou com os participantes sobre comportamentos e relações sociais no ambiente de trabalho, para auxiliá-los a permanecerem nas vagas que conquistam e, assim, crescer profissionalmente, sabendo lidar com, por exemplo, eventuais diferenças culturais enfrentadas aqui.
O workshop foi realizado com apoio do Acnur, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados.