COLABORE

Cáritas Paraná realiza formação para auxiliar haitianos em busca de emprego em Curitiba

Áreas de Atuação

Workshop foi liderado por agentes haitianos da Cáritas, que falaram sobre preparação de currículo e comportamento no ambiente de trabalho

Publicação: 06/03/2025


Mais que conseguir uma vaga, é importante permanecer e crescer num bom emprego. Com isso em vista, a Cáritas Paraná realizou, nesta quarta-feira (19), o workshop “Atitudes comportamentais e empregabilidade para haitianos”. O evento aconteceu no Centro Social Santa de Rosa de Lima, em Curitiba, e contou com cerca de 20 participantes.

Além de haitianos, público-alvo do evento, participaram  outros refugiados e solicitantes de refúgio, como cubanos e venezuelanos. Eles também foram acolhidos e, portanto, foi realizada uma tradução em tempo real para o espanhol, além da tradução para o crioulo haitiano que já era prevista para a formação.

O evento foi idealizado por dois agentes haitianos da Cáritas Paraná, que perceberam dificuldades enfrentadas aqui no Brasil por pessoas que vêm de seu país, ao buscarem e ao conseguirem emprego. Por isso, a agente Cassandre Pierre fez uma oficina de elaboração  de currículos, para conseguirem entrevistas. Já o psicólogo Clefaude Estimable conversou com os participantes sobre comportamentos e relações sociais no ambiente de trabalho, para auxiliá-los a permanecerem nas vagas que conquistam e, assim,  crescer profissionalmente, sabendo lidar com, por exemplo, eventuais diferenças culturais enfrentadas aqui.

O workshop foi realizado com apoio do Acnur, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados.


Tag