COLABORE

Prioridades para as Cáritas Regionais do Sul do Brasil: Sustentabilidade e Juventudes

Institucional

Cáritas Arqui/diocesanas, e regionais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul definiram prioridades, eleições e preparativos da 28ª As

Publicação: 31/08/2023



Textos e fotos: Comunicação Intersul 2023


No segundo dia do Encontro Inter-regional Sul (Intersul 2023), ocorrido no 24 de agosto, de 2023, representantes das Cáritas Arqui/diocesanas e regionais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul retomaram as reflexões sobre os clamores da realidade das regiões e as ações para vencer os desafios. O encontro foi realizado na Casa de Oração São João da Cruz, em Porto Alegre (RS) até o dia 25 de agosto. Ao final dos três dias, foram definidas estratégias comuns e os preparativos para a 28ª Assembleia Nacional da Cáritas, a ser realizada em novembro de 2023, em Minas Gerais.

Em rodas de conversa, debates e reflexões, a sustentabilidade e atenção às junventudes voltaram à pauta como prioridades nas ações Cáritas.

 

O que trouxeram para o segundo dia de encontro?

A mística de músicas, preces e bênçãos foi seguida por uma retomada de sentimentos e reflexões resultantes do dia anterior. “Podemos nos aprofundar nos temas teológicos, é um grande caminho fazer esse diálogo para dentro da igreja”, observou Gelson Nezi, da Regional de Santa Catarina. Neuza Mafra, da mesma regional, trouxe a preocupação de reafirmar a luta “da qual a gente nunca fugiu, mas que se precisa ressignificar”.

Carlos Humberto Campos, diretor da Cáritas Brasileira, trouxe as armas da fé, da justiça, da verdade, da palavra de Deus. O Padre Valmor Della Gustina, de Santa Catarina, falou sobre as parcerias possíveis e a participação em conferências, como a de segurança alimentar e de saúde. “Quando o povo se reúne, surge uma grande esperança, e a Cáritas não está só. Sempre há muitas iniciativas”, ressaltou. Felipe Candin, também de Santa Catarina, trouxe a questão ambiental, e o alerta de que estamos chegando ao ponto de não retorno – das florestas, da vida! “Enquanto guardiões da criação, que a gente possa avançar no sentido da Casa Comum, uma mudança concreta para garantir a sobrevivência da Pachamama”, convocou.

 

“Ouve o grito que sai do chão, dos oprimidos em oração...”

Cada regional apresentou em seguida os resultados dos Monitoramentos de Ações e Projetos em seus territórios após uma escuta atenta das entidades-membro, e da socialização em reuniões virtuais.

A preservação do meio ambiente, a gestão de risco e emergência, o atendimento a migrantes e refugiados apareceram como destaques dentro do processo de gestão e atuação. Também foi salientada a importância de ampliar a formação dentro da Cáritas para agentes, paróquias, voluntariado.

É desafio ainda de todas as regiões aumentar a incidência política, principalmente junto a conselhos de direitos.

No tema da migração e refúgio, foi constatado que houve avanços na parceria com empresas, e na inserção de migrantes no mercado de trabalho, em políticas com entidades locais, e atendimentos gerais, mas também é preciso melhorar o atendimento especializado, por equipes técnicas. “Vemos a fragilidade da rede de proteção e de aparelhos públicos. E de sistematização de dados. Migrantes que são atendidos em outras regiões, quando chegam aqui não têm um histórico do seu processo de migração”, relatou Gelson Nezzi. Há dificuldade de fazer articulações com embaixadas, como a do Haiti, para passaportes e documentos vencidos.

Na área de gestão, a sustentabilidade foi um ponto unânime. Os Bazares Solidários são uma das grandes estratégias regionais, tanto para mobilização do recurso, como institucional. O desafio é ampliar as doações. E desenvolver outras formas de captação.

O Paraná lembrou como a Cáritas poderia avançar na área da economia popular e solidária com ações pontuais. “Londrina faz a gestão do centro público de economia solidária, com feiras mensais, e é uma política pública. Queremos constituir uma escola de educadores populares em economia solidária no Paraná. Já apresentamos o projeto para o Ministério do Trabalho de dois anos de escola”, disse Márcia Ponce.

Uma das áreas consideradas mais fortes de atuação da Cáritas foi a da Segurança Alimentar e Nutricional. Atendidas as urgências da fome, no Paraná foi criado, em conjunto com CNBB, a ação Pão Nosso, com entrega de cartões de alimentação e de cestas básicas, dando luz às ações da igreja. Nesse sentido, foi criado o Mapa da Fome do Paraná. E todas as dioceses receberam um marca-página com um Código QR para doação direta, de forma a incentivar o Projeto Pão Nosso.

O Rio Grande do Sul apresentou em vídeo um resumo em fotos e música com as ações em cada arqui/diocese, salientando os projetos de saneamento básico e incidência política na área de segurança alimentar e nutricional junto aos povos tradicionais (indígenas e quilombolas), inserido no contexto de outros atendimentos, como apoio a migrantes.

O desafio na região é como atuar para a permanência das famílias em suas terras, buscando alternativas às lavouras de fumo e mineração, e como estimular o plantio de sementes crioulas, conscientizando para o perigo do veneno.  É preciso dar visibilidade às comunidades, apoio a suas lutas, cultura e produção. Ali também ficou evidente a necessidade de retomar e ampliar os projetos de economia popular solidária.

Depois vieram as rodas de conversas sobre a nuvem de palavras, em que participantes identificaram clamores, quais são atendidos, quais são os desafios, as potencialidades e ações comuns – temas tratados no dia anterior.

Em seguida, Carlos Humberto Campos, diretor executivo nacional, refletiu sobre as duas dimensões da Cáritas Brasileira. A interna engloba a gestão e o fortalecimento institucional, em diálogo com o que foi trazido por representantes das regionais do Sul. Com transparência, e avanços, ressaltou. A Política de Salvaguarda, por exemplo, foi uma conquista, já que o documento leva à integração com a Cáritas Internacional, e era uma demanda desde 2015. “Este documento nos dá identidade e nos fortalece!”, reconheceu.

A sustentabilidade faz parte do fortalecimento institucional, de acordo com Campos: “Não significa só ter dinheiro, mas saber como aplicar”. A formação, idem, para entender o que significa “ser” um agente Cáritas. E a comunicação, como estratégica a ser ampliada, afirmou o diretor-executivo.

Na dimensão das ações da Cáritas para fora da entidade, Campos mencionou os temas da segurança alimentar e nutricional e da Migração. “Em relação ao atendimento a migrantes,  avançamos pela demanda, mas não nos preparamos para fazer a incidência”, falou. Segundo Campos, a Cáritas está construindo protocolos para a assistência a vários tipos de pessoas em situação de exclusão social, incluindo migrantes. Outro aspecto para fora da Cáritas é a questão da juventude. “Como construir estratégias para que a juventude se insira nos processos de fortalecimento, participando das entidades-membros, das paróquias?”, questionou, ecoando uma demanda que se repetiu ao longo dos dias.

E, por fim, Campos chamou a atenção para o coração da entidade, que é a identidade eclesial, a mística e a espiritualidade que alimenta a todas e todos. Essa identidade pulsou firme e forte no Intersul 2023.

Nilza Mar Fernandes de Macedo comentou sobre a importância, neste contexto, da retomada do diálogo da Cáritas com a CNBB.


Escuta avaliativa da gestão da Cáritas Brasileira

Márcia Ponce apresentou uma avaliação da gestão da Cáritas, resultado de reflexões coletivas, e fez recomendações. Entre as sugestões, está a implementação de um sistema de registros, para dar rosto às ações e às populações atendidas, dentro do que prevê a lei de proteção de dados. Também foi recomendado ampliar a representação nos espaços de gestão efetivos e em espaços de articulações.

Felipe Candin conduziu, no final do dia 24, um painel sobre os critérios e cargos a serem indicados para participar do pleito da 28ª Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira. Os nomes indicados e suas respectivas funções foram relatados por representantes dos secretariados regionais e a plenária se reuniu para refletir sobre cada nome, de forma democrática e muito participativa.

O Intersul 2023 indicou para as eleições de diretoria e secretário/a executivo/a nacional: Irmã Cleusa Alves da Silva (para vice-presidente); Nilza Mar Macedo, Neuza Mafra, Rosa Diniz e Márcia Almeida (para secretário/a);Padre Roque Favarin e Luiz Rettig (para tesoureiro); Carlos Humberto Campos, Gelson Nezi, Valquíria Lima, Márcia Ponce e Cátia Cardoso (para diretor/a executivo/a).  Para o Conselho Fiscal, foram indicados/as: Fernando Anísio, Luz Rettig e Andressa Gongora.


Você tem fome e sede de quê?

 A pergunta feita por Mara Elaine e Neuza Mafra, na mística do terceiro dia do encontro, relembrou os clamores que orientam a todas e todos: justiça, terra, igualdade, saúde, educação, segurança alimentar, entre outros.  Foi um momento de comunhão de sentimentos.

Ao iniciar o diálogo do dia 25 sobre os preparativos para a Assembleia, Campos lembrou Dom Helder Câmara, que dizia que “Não se pode deixar cair o profetismo da igreja”. O diretor executivo da Cáritas enumerou então os documentos orientadores da Assembleia. “Trago elementos da Sinodalidade, de caminhar juntos, tema que adquire especial importância principalmente depois do Concílio do Vaticano II e com o Papa Francisco”, observou. Participantes refletiram sobre a retomada da igreja em saída.

“Somos uma sementeira da igreja. E quando eu olho as falas das nossas entidades-membro, eu vejo que temos uma igreja em saída, em todos os campos. O que mais me incomoda e causa dor é ver a distorção da missão de Jesus Cristo. A gente precisa se organizar para que os protagonistas dos processos, de fato, das comunidades, possam fazer por si mesmos. Temos que avançar nessa perspectiva”, disse. Não se trata de levar Jesus Cristo, mas de encontrar o Jesus que já está nas comunidades, enfatizou.

Jacira Teresinha Dias Ruiz acrescentou a possibilidade de se discutir na Assembleia os direitos da terra e da natureza.

Em uma dinâmica de grupos, todos e todas contribuíram para a construção da Carta do Futuro do Intersul. Lucas D´Ávila lançou as perguntas-geradoras que resultaram na Carta: quais os principais e de quem são os clamores na luta por direitos e justiça socioambiental?; qual é o papel da Cáritas neste contexto?; o que nós compreendemos por sinodalidade e como temos a vivido na Cáritas?; quais são os aprendizados a partir do processo sinodal que devemos incorporar na prática cotidiana?; e quais os compromissos podemos assumir, como Cáritas, para esta vida sinodal na carta para o futuro?

“Esta é uma carta viva, em construção”, disse Lucas. A carta, a ser enviada para a Assembleia Nacional em novembro, vai se integrar a outras cartas enviadas pelos demais encontros inter-regionais.


Estas foram as ideias lançadas no esboço da Carta, que está aberta a novas sugestões:

“No decorrer do ano de 2023, o encontro do Intersul trouxe muito forte os clamores na missão da Cáritas. Já houve muitas lutas, muitas vitórias e também algumas derrotas. O modelo capitalista tem nos assolado, trazendo queimadas, destruição do chão e da vida. A incidência política sem ter a profecia do Jesus histórico deixa a desejar, afetando famílias inteiras, trazendo como principais clamores a fome. A juventude tem fome de inclusão, fome de partilha e diálogo. As mudanças climáticas, as guerras, fazem com que a população migre buscando apenas sobreviver e chega com diversas fomes, dentre elas de alimentos, de respeito, sobretudo fome maior de viver com dignidade.

Esperamos ter superado e atendido estes clamores. Desejamos seguir na missão, buscando o protagonismo dos mais vulneráveis, a sua promoção e emancipação. Que nós sejamos promotores de conhecimento e portadores da Boa Nova do Reino de Deus.

A sinodalidade nos desafia a um caminhar conjunto, de igreja em saída, tendo como foco o Evangelho libertador de Jesus Cristo histórico. Materializando a sinodalidade nas estruturas, nas relações, nos projetos e ações da Cáritas Brasileira, e concretizando a sociedade do Bem Viver junto com as comunidades empobrecidas.

Nós, do Inter-regional Sul, entendemos que o desafio sinodal nos interpela a uma igreja em saída. De onde sairemos? Para onde sairemos? Com quem caminharemos? Como faremos isto? Sairemos das tendas, desceremos os montes e iremos ao encontro de Jesus Cristo, que se revela no povo; povo este que é sujeito de sua ação com o qual devemos caminhar juntos à luz do Espírito Santo, com os ouvidos e coração atentos e sensíveis aos clamores que surgem de nosso chão, no caminho que é o próprio Jesus, que também é verdade e vida!

Com testemunho de Cristão Profeta, comprometer-se à luz do Evangelho em ser agente transformador, tendo clareza da missão de lutar por uma sociedade mais fraterna e igualitária, estando presente na vida da comunidade com respeito à diversidade, para juntos buscarmos o Reino de Deus, aqui e agora.”.


Tag