COLABORE

Cáritas Paraná firma parceria com ACNUR e prefeitura de Foz do Iguaçu

Áreas de Atuação

Termo de Cooperação para ações pró-migrantes e refugiados é assinado pelas Cáritas Paraná, ACNUR, Casa do Migrante e Prefeitura de Foz

Publicação: 06/10/2021



Representantes das entidades que assinaram o Termo de Cooperação | Foto Luiza  Gagliardi/Cáritas Paraná


A Cáritas Brasileira Regional Paraná, a Casa do Migrante, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e a Prefeitura de Foz do Iguaçu (PR), assinaram na manhã desta quinta-feira (7), na cidade de Foz, o Termo de Cooperação que tem como objetivo de fortalecer o acolhimento, a proteção e a integração local de refugiados e migrantes no município. O Termo, visa ainda, fomentar e favorecer um ambiente favorável à coexistência pacífica entre as pessoas migrantes e a comunidades de acolhida, isso será viabilizado por meio de ações que amparem e fortaleçam as políticas estabelecidas em âmbito municipal.

Participaram da cerimônia da assinatura o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; a secretária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Kelyn Trento; o secretário de Assistência Social, Elias de Sousa Oliveira; a secretária da Saúde, Rosa Maria Jerônymo Lima; a secretária executiva da Cáritas Brasileira Regional Paraná, Marcia Ponce; a coordenadora da Casa do Migrante, irmã Terezinha; o coordenador da Caritas Diocesana de Foz do Iguaçu, padre Sergio Bertotti; a diretora da Secretaria de Direitos Humanos, Maria José Saad; e o representante da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e membro do Comitê Municipal de Atenção aos Migrantes, Refugiados e Apátridas, Alisson Ferreira.

“O ACNUR se coloca à disposição do município para que, juntos, possamos elaborar ações e protocolos que promovam respostas efetivas às principais demandas da população refugiada e migrante, dialogando com o presente momento para o fortalecimento das políticas públicas já realizadas pelo município para que sejam cada vez mais inclusivas e efetivas na garantia de direitos”, afirma o representante do ACNUR no Brasil, Jose Egas.


Márcia Ponce, secretária executiva da Cáritas Brasileira Regional Paraná, assina o Termo de Cooperação | Foto: Foto Luiza  Gagliardi/Cáritas Paraná


Para Marcia Ponce, secretária executiva da Cáritas Brasileira Regional Paraná, a assinatura do Termo de Cooperação é de extrema importância no sentido de “acolher, proteger, promover e integrar de forma efetiva e digna a pessoa do migrante”, afirma. “Para a Cáritas é um passo extremamente importante para fortalecer ações em rede, construídas ao longo dos anos na cidade de Foz do Iguaçu. Cidade que tem a realidade de tríplice fronteira, fronteira aberta para o Brasil, contexto de grandes desafios voltados para a população de migrantes no país”, ressalta a secretaria.

Além da assinatura do termo de cooperação o grupo dos representantes da Cáritas Paraná e do Acnur visitou a Casa do Migrante, espaço coordenado em parceria com a Caritas Diocesana de Foz do Iguaçu. A entidade presta serviço essencial para o acolhimento e promoção de meios de vida à população refugiada e migrante no município.

Também fez parte da agenda da equipe, visitas estratégicas: à Usina Hidrelétrica de Itaipu; à Universidade Federal de Integração Latino-Americana(UNILA); à Cáritas Diocesana de Foz do Iguaçu; às Cataratas do Iguaçu; à fronteira, ponte: Ponte da Amizade; à tríplice fronteira: Marco das Três Fronteiras; à ponte “Tancredo Neves” e reunião com Policia Federal.

Por fim, com a assinatura do Termo de Cooperação as entidades se comprometem a operacionalizar o mesmo por meio de ações conjuntas.

 

* Por Assessoria de Comunicação Cáritas Paraná, com informações do ACNUR

 

Tag