COLABORE

Cáritas Brasileira Regional Paraná realiza encontro de monitoramento regional (PMAS) de 2023

Institucional

A atividade busca avaliar as ações planejadas no início do ano. Participaram mais de 30 agentes de 12 Entidades-membro da Cáritas no Paraná

Publicação: 01/08/2023


A Cáritas Brasileira Regional Paraná realizou o seu encontro de monitoramento das ações do primeiro semestre de 2023, entre os dias 10 a 13 de julho de 2023, no município de Foz do Iguaçu. A atividade integra a metodologia da Rede Cáritas Brasileira de PMAS (Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização) e tem como objetivo monitorar as ações planejadas no início do ano, realizadas no primeiro semestre. Participam das ações mais de 30 representantes de 12 Entidades-membro que compõem a Rede Cáritas no Paraná.


Dirceu, da Diocese de Apucarana, vice-presidente do Conselho Consultivo da Cáritas Regional Paraná, destacou a importância do evento. “Este encontro foi um momento histórico, pois tivemos a presença de representações de 12 Cáritas das 16 Cáritas Arquidiocesanas e Diocesanas atualmente ativas no Paraná. Foi um momento muito rico, que fortalece cada Cáritas no Paraná, porque é um momento de diálogo entre todas, pois a Cáritas é uma rede. Neste diálogo de troca de informações, dos desafios, das ações realizadas, encontramos um meio termo para caminharmos juntos. ”


Para Cristina dos Anjos, Assessora Nacional da Cáritas Brasileira, presente no evento, o monitoramento é um espaço importante para consolidar o processo de PMAS, onde neste evento se monitora aquilo que foi planejado durante o ano e percebe-se a necessidade de ajustes. “É muito importante estes processos regionais para a rede com um todo, pois fortalece a rede não só na região, mas também a rede como um todo no Brasil. Quanto mais estruturado e organizado um regional, mais está fortalecida a rede Cáritas no Brasil. Neste sentido é muito bom perceber esta organização e este trabalho fortalecido aqui no Paraná, porque estamos vendo o fortalecimento da rede Cáritas no País”, destacou Cristina.



Confira como foi o Encontro


O evento foi iniciado com uma atividade de acolhida dos participantes e com uma dinâmica de escrita coletiva da “Carta para o Futuro”, com as perspectivas da Rede para os próximos anos na Cáritas no Paraná e no Brasil. O segundo dia do encontro teve início com uma missa de abertura, celebrada por Dom Sérgio, Bispo de Foz do Iguaçu. Durante a cerimônia, foram apresentadas as Entidades Membro presentes, com símbolos e bandeiras de cada entidade.


Ainda pela manhã, do dia 11, a partir do tema “Este é o chão que nós pisamos. Estas são as realidades com a qual convivemos. Como transformá-las? ”, se iniciaram as discussões com uma análise de conjuntura das realidades em que estão inseridas as ações da Cáritas no Paraná. Em seguida os debates se deram em torno das questões de gestão na rede, com a apresentação da Política Nacional De Proteção, Código De Conduta Ética E Mecanismos De Salvaguarda Da Cáritas Brasileira, que deve ser implementada por toda a Rede Cáritas no Brasil, e na sequência foi debatido a sustentabilidade financeira e institucional de toda a rede, com a apresentação de um Plano de Sustentabilidade Financeira.


Durante o terceiro dia do encontro, as atividades se iniciaram com a apresentação das ações realizadas pelas entidades membros, no primeiro semestre de 2023. Francisco Rodriguez do Secretariado Regional da Cáritas Paraná realizou as apresentações de dados e estatísticas de atividades realizadas por áreas de atuação. “Os dados têm como objetivo a compreensão das realidades da Rede e para identificar fraquezas e fortalezas nas ações, para então construir melhores caminhos”, destacou Francisco.


Ao final da tarde as discussões ocorreram em torno da organização dos eventos da Assembleia Regional, Intersul e da XXVIII Assembleia Nacional. Neste momento foi explicado os procedimentos estatutários da Cáritas Brasileira para a constituição da comissão organizadora das eleições na Cáritas no Paraná e no Brasil. Já no período da noite foi realizado o “Arraiá da Cáritas”, com uma Festa Julina de confraternização.


No último dia, pela manhã, foi celebrada uma missa pelos Padres André, presidente da Cáritas de Toledo, e Pe. Alexandre, presidente da Cáritas de Londrina. Em seguida, os participantes do encontro, iniciaram discussões e trocas de experiências sobre os projetos realizados na Rede. Os resultados das discussões foram apresentados para compartilhar as principais dificuldades, demandas e boas práticas, para buscar soluções e aprimoramento das ações no Estado.



Tag