COLABORE

Cáritas Brasileira Regional Paraná inicia projeto que vai beneficiar escola de Adrianópolis - PR

Projetos

O projeto vai realizar obras de revitalização em escola e a aquisição de novos equipamentos para beneficiar toda comunidade escolar

Publicação: 29/08/2023


comunidade escolar e equipe da Cáritas após assembleia comunitária


A Cáritas Brasileira Regional Paraná, por meio do projeto “Cidadania e Educação - revitalização de 21 escolas públicas em municípios brasileiros", executado pela Cáritas Brasileira e com apoio da Fundação Banco do Brasil (Fundação BB) e Brasilprev, vai beneficiar uma escola municipal de Adrianópolis - PR, com obras de revitalização e aquisição de equipamentos. 

Ocorrendo nas cinco regiões do País e Distrito Federal, o projeto irá contemplar ao menos uma escola (urbana ou rural) por estado. No Paraná, a instituição de ensino contemplada foi a Escola Municipal João Gonçalves de Almeida, localizada na área rural do município de Adrianópolis, na Região Metropolitana de Curitiba. 

De acordo com a Secretária Executiva da Cáritas Brasileira Regional Paraná, Márcia Ponce, “o projeto visa promover a melhoria na qualidade da educação ofertada pelo Município, realizando adequações de espaços, como pequenas reformas e a aquisição de equipamentos, que atendam tanto às necessidades do corpo docente, quanto dos alunos.”

Além disso, o projeto busca o fortalecimento do ambiente escolar. “O objetivo principal do projeto é fortalecer a relação da Escola com os alunos, criando um ambiente onde se garanta esse lugar da afetividade, reforçando para essas crianças que ali elas podem sonhar e terem um futuro mais justo, digno e de oportunidades para todas e todos”, afirmou Márcia Ponce.

Silvana Serbelo, Diretora da Escola Municipal João Gonçalves de Almeida, descreve o sentimento da comunidade escolar com o projeto. “Toda comunidade escolar está muito feliz com este projeto, porque nós nunca fomos contemplados com nenhum tipo de projeto, está todo mundo muito feliz”. A Diretora relata a atual estrutura da escola, sendo umas das principais demandas a falta de espa

“Nós dividimos o prédio com o Colégio Estadual Porto Novo. O prédio é do Colégio Estadual. A gente compartilha a maioria dos espaços. Podemos dizer que não temos a nossa escola, estamos em um espaço cedido pela rede estadual de ensino.” Um dos objetivos do projeto são as reformas para a ampliação e melhoria dos espaços de aprendizagem e convívio escolar, da escola municipal. 

“Uma das melhorias que irá ser realizada é na nossa secretaria. A gente fala secretaria, mas é uma sala pequena onde fica a diretora, a secretária, a coordenadora pedagógica, os professores em hora atividade e onde são feitos os atendimentos às famílias, além de reuniões. Uma das ideias é melhorar este espaço. E também a finalização de mais uma sala de aula, para atendermos nossos alunos. Atualmente, a gente divide as salas com os alunos e professores da rede estadual de educação.”

Secretaria da Escola Municipal João Gonçalves de Almeida - Educação Infantil e Ensino Fundamental


Silvana diz que outra demanda é a falta de acesso à internet e diz como o projeto vai beneficiar os alunos, para superar esta dificuldade. ”Um dos benefícios que o projeto vai trazer é aquisição de tablets para acesso de atividades online. A grande maioria dos nossos alunos não têm acesso à internet em casa. Quando tem acesso é um único aparelho de celular, que é do pai ou da mãe.  Atualmente, por falta de acesso à internet, os alunos não conseguem acessar atividades de forma online, que complementam as atividades dos materiais didáticos físicos”.  

Sobre a Escola Municipal João Gonçalves de Almeida

vista interna da Escola Municipal João Gonçalves de Almeida - Educação Infantil e Ensino Fundamental


Atualmente, a escola municipal atende 115 alunos - duas turmas de educação infantil e do primeiro ao quinto ano. A escola atende alunos das localidades rurais próximas, dos bairros e das comunidades Quilombolas do município, como de Porto Novo, Sete Barras, Córrego das Moças, Porto Velho, Tatupeva, Forquilhas e Roques. 

A Escola Municipal João Gonçalves de Almeida - Educação Infantil e Ensino Fundamental, foi criada no ano de 1986 e está localizada no Bairro Porto Novo, Município de Adrianópolis. 

“Nossa escola é de 1986 e sou de 1980, quando eles começaram a atender na escola eu comecei estudando e hoje, tantos anos depois, eu sou a diretora da escola onde estudei desde a minha primeira série”, diz a diretora Silvana sobre sua relação com a escola. 

Sobre Adrianópolis 

O município de Adrianópolis está localizado na Região Metropolitana de Curitiba, no Vale do Ribeira, fazendo divisa com o estado de São Paulo. O Vale do Ribeira, ganha este nome devido ao rio que o corta, o Rio Ribeira de Iguape. A região contempla ,também, uma parte da Região Sul do estado de São Paulo, integrando 21 municípios paulistas. No estado paranaense, abrange 7 municípios, entre eles Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná.

Segundo dados do Censo 2022 do IBGE, Adrianópolis conta uma população de 6.256 pessoas, apresentando uma redução desde o primeiro Censo de 1970, quando o município tinha 11.540 habitantes. Mais da metade da área do município é rural. Como mostram os dados do Censo, Adrianópolis é a terceira cidade paranaense com maior número de Quilombolas. No município existem nove territórios de Comunidades Remanescentes de Quilombos (CRQ), dos quais quatro são territórios oficialmente delimitados. 

De acordo com a plataforma SmartLab, promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e Organização Internacional do Trabalho - Brasil (OIT - BR) (https://smartlabbr.org/), a  região do Vale do Ribeira, onde localiza-se Adrianópolis, apresenta um alto índice de indicadores relacionados ao trabalho escravo no Paraná. Os municípios desta região, somam juntos o total de 286 pessoas resgatadas, nestas localidades. Mostra, também, dados de pessoas resgatadas que tinham naturalidade em algum destes municípios (107 pessoas) e para aquelas que eram residentes e que foram resgatados em outras localidades (148 pessoas).

Tag